Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


27/08/2013 - Terça-Feira
#11- Spa Francorchamps
 


O circuito belga é demais, o melhor do mundo. É um circuito completo: com grandes retas, retas pequenas, curvas de alta, curvas de baixa e até chicanes. E para complementar  a receita o tempo é dos mais doidos. Até a classificação pode ser diferente, ou seja, mais emocionante neste lugar. E neste ano não foi diferente. Com o diferencial da instabilidade climática a lógica não prevaleceu a Mercedes de Hamilton conquistou a pole.

           Sincero. Algo tão inesperado que o próprio Lewis declarou que isso foi devido as condições climáticas e não devido ao seu desempenho e muito menos pelo do carro. A chuva quase sempre embaralhou os resultados nesta pista. Button é um dos vários exemplos disto, pois venceu uma etapa largando lá de trás e com um carro médio.

           Recente. Nosso Felipe Massa venceu em Spa em seu ano de gloria, 2008,  e  foi praticamente pelo acaso e não pela sua performance. E não foi só Massa que se deu bem em Spa pelo acaso. Quase todos grandes campões  tiveram a sorte de ser vitoriosos em alguma ocasião pelo destino propriamente dito.

          Atual. Depois de uma classificação mascarada a realidade voltou no domingo. Isto é, o clima não cooperou e a lógica voltou a prevalecer. A RB 9 novamente se mostrou ser uma criação de Newey. Ou seja, um carro perfeito e sobrando. Vence em todo tipo de pista em que se apresenta. Circuitos de  rua, de baixa e de alta.

         Esclarecendo.  Esse comentário de enaltecer o carro de NEWEY não tem a intenção de  desmerecer a qualidade de pilotagem de Vettel. A verdade é que na categoria mor, F1, só vence quem ter o melhor carro e nunca o melhor piloto. O primeiro campeonato de Damon Hill é uma prova disso. O grande desafio é juntar as duas partes, um grande piloto e um ótimo carro.

         Exemplo: Senna só foi campeão depois que conseguiu casar a Mc Laren com os motores da Honda. Lewis é certamente o mais rápido dos atuais pilotos, e ainda  tem a coragem de dizer que não tem um carro para ser campeão.no momento.  Kimi é também  um senhor piloto porem está sem carro para ser campeão. E é o exemplo real de não basta ser ótimo, tem que estar montado num carro vencedor, não basta ser eficiente  e regular.

       2013. Essa etapa foi um passeio dominical da dupla Vettel/ R B 9. Não houve reação ou tentativa da concorrência. Simplesmente a dupla sumiu na frente. Mas como SPA é SPA, Nas posições posteriores aconteceram varias ultrapassagens. A melhor foi de Suttil para cima do Gutierrez na descida para a Eau Rouge. Houve também briga de foice com o Maldonado  no comando. Punições não faltaram. E como sempre algumas alem da lógica.

       O resto. Rosberg conseguiu um quarto posto com qualidades. Pois o quinto colocado, Webber tinha um equipamento bem superior. Por falar no Webber  ele tem se especializado em largar mal e desta feira seu carro parecia estar bom e sem os costumeiros defeito no Kers.                                                                                                                                Button completou o top seis. O inglês tentou surpreender  mas viu que não era vantajoso realizar a corrida apenas com uma troca de pneus. Grosjean foi o único que fez a corrida com apenas uma e terminou em oitavo. Kimi fazia uma corrida gostosa brigava muito e ultrapassava todos que aparecia em sua frente até que o freio acabou.

      El triste. Fernando Alonso fez uma bela corrida e ganhou cinco posições logo na largada. Conseguiu o segundo posto ou o primeiro depois da dupla invencível. Porem mesmo com um ótimo rendimento sua cara naquela salinha que antecede o pódio era de quem estava de mal com o mundo. Contrastando com a animação de Lewis e Vettel. Comentários  a respeito dessa cena começaram a pipocar na mídia. Tem jornal até colocando ele na Lotus. O espanhol esta  acostumado a ser o centro das atenções e o clima já não é dos melhores no seio da equipe vermelha.

    No paredão. Nosso represente no mundial fez uma corrida de recuperação. No estilo quase sem sal ou tempero. A sétima colocação foi o Maximo que conseguiu, enquanto o espanhol fez o segundo posto. A vida de Massa na equipe parece que esta chegando ao final. Espero que ele consiga reverter essa situação. O chato é que os resultados fracos dele empurram a equipe para baixo no mundial de construtores. A Ferrari ocupa o terceiro posto na tabela do mundial de construtores com 218 pontos. Atrás da Red(312)  e Mercedes (235)

Felicidades.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.